A TRAJETÓRIA DO CURSO DE HISTÓRIA

O Campus de Catalão foi criado em 1983 a partir de Convênio firmado entre a Universidade Federal de Goiás e a Prefeitura Municipal de Catalão, funcionando inicialmente com atividades de estágios e prestação de serviços à comunidade local e regional. Em outubro de 1985 foram assinados os primeiros Termos de Convênios de implantação de cursos em nível de graduação, dentre as áreas possíveis de formação foram priorizados os Cursos de formação de professores.  O Curso de Licenciatura e Bacharelado História do Campus Catalão nasceu em 1991 e 1996 o Curso de História formou a sua primeira turma de bacharéis e licenciados em História. No ano de 2005, o Curso de História Campus Catalão fez uma alteração no seu Projeto Pedagógico de curso promovendo a separação do curso de Catalão do ministrado em Goiânia com a elaboração de matriz curricular própria.

Até o mês de março de 2002, todos os docentes eram contratados pela Prefeitura Municipal de Catalão para exercer suas funções no CAC/UFG, por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e a UFG. A partir de março, com a liberação das vagas federais destinadas ao Campus de Catalão pelo MEC, foram realizados Concursos Públicos para Professores Efetivos do Curso de História pela UFG. Atualmente, o Curso de História conta com 13 professores, todos do quadro federal.

Na história do Curso, consta, ainda, o Curso de Especialização em História: “História, Cultura e Poder”, que tem por objetivo qualificar profissionais e aprimorar seus conhecimentos para atuarem nos campos da pesquisa e do ensino de História. A especialização do Curso de História já titulou dezenas de alunos e funciona regularmente na UFG/CAC.

O empenho do Curso de História gerou, também, a criação de um periódico científico, OPSIS no ano de 2001 e que atualmente foi classificada como QUALIS Nacional A2. A revista vem divulgando pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de da UFG/CAC, bem como de outras instituições do Ensino Superior do Brasil.

O Curso de História do Campus Catalão tem como eixos pedagógicos: o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e extensão; a integralidade da teoria e da prática; o caráter interdisciplinar, plural e democrático do conhecimento a ser produzido e transmitido; a formação ética do profissional em História; o papel social do conhecimento produzido e transmitido no âmbito acadêmico, o que torna o futuro profissional em História socialmente responsável; a reavaliação permanente das dimensões pedagógicas do Curso.